sábado, 7 de dezembro de 2013

DCE/UESB participa do I Festival da Juventude Rural

Com o objetivo de debater a Sucessão da Terra e o fim do Êxodo Rural, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-BA), através de sua Secretaria de Juventude e em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG), e com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), realizou entre os dias 04 e 06/12 na cidade de São Gonçalo dos Campos, o I Festival Estadual da Juventude Rural. O evento reuniu aproximadamente 300 jovens de diversas comunidades rurais de toda a Bahia e teve como centro das atenções as demandas da juventude rural para uma vida digna que garanta a sucessão da terra e o fim do êxodo rural.
A atual gestão do DCE, por entender a similaridade entre as muitas demandas do campo e da cidade, e sobretudo por entender que tal debate é também demanda de vários dos estudantes de nossa universidade, se fez presente levando opiniões e trazendo muitas novas experiencias a serem compartilhadas com os estudantes da UESB.
Ao fim das atividades, foi elaborada uma carta de revindicações da Juventude Rural que foi entregue ao representante do Governador Jacques Wagner, dentre as muitas demandas apresentadas estão a necessidade de interiorização do ensino básico e superior, e a urgência de mais investimentos em educação pública, gratuita e de qualidade. Um dos trechos do "Manifesto da Educação Rural" aprovado no GT de Educação no Campo, ressalta a importância de investir 10% da Receita Liquida de Impostos (RLI) em Educação como única forma eficiente de avançar nos desafios da educação baiana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário